Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Doenças Hepáticas



Independentemente do agente etiológico, as hepatopatias podem ser caracterizadas por agressão e necrose celular, resposta imunológica e regeneração nodular que comprometem a estrutura hepática e a capacidade funcional dos hepatócitos. Em geral, a doença hepática alcoólica (DHA) pode apresentar-se em 3 formas diferentes: esteatose hepática, hepatite alcoólica aguda e cirrose alcoólica. A esteatose é comum em 80% dos casos de ingestão excessiva de álcool, ocorrendo sempre que o consumo exceder 80 g de etanol/dia. Caracterizando-se pelo acúmulo de triglicerídeos no citoplasma celular, geralmente com manutenção da função hepática e reversão total do quadro após abstinência alcoólica.
Esteatose hepática é o acúmulo de gordura dentro dos hepatócitos. A morfologia e o tamanho das vesículas caracterizam o acúmulo de gordura como um processo agudo ou crônico.
A esteatose microvesícular geralmente está associada com disfunção hepática grave, por sua vez relacionada com alteração na via de betaoxidação dos ácidos graxos livres; essa alteração pode ocorrer de forma aguda na gestação e na síndrome de Reye`s.
A esteatose microvesicular geralmente é resultante de alteraçãoes fisiopatológicas crônicas, envolvendo aumento da síntese hepática, oxidação deficiente e redução da secreção hepática de lipídios. É comum na obesidade, doença hepática alcoólica, caquexia, distúbios metabólicos, hepatite C, resistência a insulina e diabetes. Quando ocorre esteatose simples em pacientes não – alcoólicos, sem inflamação ou fibrose, a evolução clínica é benigna. No entanto, quandoa esteatose macrovesicular é intensa pode resultar em necroinflamação e fibrose devido a estresse oxidativo, geração de radicais livres e peroxidação lipídica.
Esteatose hepática não – alcoólica ( EHNA) pode ocorrer associada a divresas condições clínicas, como diabetes, obesidade, rápida perda de peso e hiperlipidemia. É considerada primária quando ocorre associada a resistência a insulina, e secundária quando é causada por drogas, condições cirúrgicas, uso de nutrição parental total e outras alterações orgânicas. A EHNA geralmente possui evolução clínica benigna com função hepática preservada por vários anos, mas pode evoluir para doença hepática crônica com consequente hipertensão portal e falência hepática. Portanto recomenda-se tratamento nutricional e/ou medicamentoso para evitar a evolução da esteatose hepática.

0 comentários: