Os problemas comuns de coluna, geralmente são corrigíveis, e causados por má postura ou por genética, ou com causas idiopáticas, mas quando se tornam graves e geram calcificações, podem ter origem metabólica.
Ocorreu um caso no ES em 1998, e estudos de patologias mostraram que muitas pessoas possuem problemas de glândulas e hormonais e não sabem. Quando atentam para o problema, já estão em fase de cirurgias ou de calcificações que limitam seus movimentos, até ficarem em cadeiras de rodas.
Geralmente ocorrem em pessoas com problemas de. Hiperparatiroidismo familiar ou de hiper - tiroidismo, onde ocorre a fixação do cálcio circulante do sangue, nos ossos, sem que as células modeladoras dos ossos, “osteoclastos” consigam agir e controlar essa atividade. Com o tempo, ocorre a calcificação sistêmica, generalizada, não só de articulações como também de vasos e artérias, levando o indivíduo á morte.
Um simples exame de sangue e a visita a um endócrino, podem evitar transtornos da calcificação.
A Fisioterapia pode auxiliar nesses casos quando a calcificação começa a limitar os movimentos da marcha, por exemplo.
Tratamentos cirúrgicos podem piorar a situação caso o problema glandular não tenha sido solucionado. Muitas vezes esse não é o caminho.
A fisioterapia pode auxiliar em relação á postura e ao alívio dos quadros dolorosos.
Hidroterapia é muito bem indicada nesses casos, com exercícios de baixo impacto.
0 comentários:
Postar um comentário