Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Acidente Isquêmico Transitório - AIT


Definição
É a diminuição temporária do fluxo de sangue para uma área do cérebro, resultando em uma breve e transitória diminuição das funções cerebrais (inferior a 24 horas, normalmente menos do que 1 hora), com conseqüentes sintomas como fraqueza de um lado do corpo, formigamento e dormência.
Sintomas
Os sintomas normalmente atingem o máximo em 02 minutos, freqüentemente em segundos, podendo variar de um episódio a vários com a mesma característica, dependendo do território vascular atingido.
alterações visuais
perda da visão em um olho
visão reduzida
visão dupla
fraqueza
peso em perna e braço do mesmo lado do corpo
formigamento
alterações da sensibilidade
dificuldade em falar
fala enrolada
dificuldade de achar a palavra correta
perda de equilíbrio
perda da coordenação
alterações na capacidade de andar
Quando um ou mais desses sintomas se instalarem deve-se procurar um serviço de emergência para tratamento imediato. Os sintomas do Ataque Isquêmico Transitório são iguais ao do Acidente Vascular Cerebral. A diferença é que no Ataque Isquêmico Transitório os sintomas são reversíveis.
A avaliação médica imediata é fundamental. Mesmo com a reversão dos sintomas, até 40 % desses pacientes acabam repetindo, de forma definitiva posteriormente, caracterizando um Acidente Vascular Cerebral (AVC) com seqüelas e até morte. Portanto, quanto mais precoce se reconhece e se corrige os fatores precipitantes, maior a chance de sucesso na prevenção.
A investigação com exames complementares é realizada para melhor definir o tipo de lesão vascular que originou o Ataque Isquêmico Transitório. São exames não invasivos, na sua quase totalidade das vezes, e que direcionam para o melhor tratamento.


Tratamento
O melhor tratamento é identificar o Ataque Isquêmico Transitório e corrigir os fatores desencadeantes (fatores de risco).
A avaliação global do paciente deve ser realizada para ser determinado o mecanismo provável do AIT (se embólico ou ateromatoso) e consequentemente agir para diminuir a probabilidade de recorrência.
O controle da pressão arterial, do tabagismo, da diabete e da dieta é fundamental para o combate e o declínio do Ataque Isquêmico Transitório e do Acidente Vascular Cerebral. O tratamento para diminuir o colesterol e os triglicerídeos pode diminuir a doença nas artérias e conseqüentemente o AIT e o AVC. O portador de diabetes tem maior risco para doenças vasculares. O controle dos níveis de glicemia minimiza a incidência e prevalência do Ataque Isquêmico Transitório e do Acidente Vascular Cerebral.
O controle do tabagismo é importante e o abandono do hábito reduz o risco AIT. O uso de anticoncepcional aumenta o risco em cinco vezes, sendo desaconselhados em mulheres que já tiveram um evento de AIT ou que possuem mais riscos (como tabagismo e enxaqueca, por exemplo). Após a descontinuidade do uso do anticonceptivo a paciente volta ao risco basal das mulheres que nunca fizeram uso.
Mudanças no hábito de vida com maior atividade física e controle do peso são de suma importância. Com o exercício físico o paciente reduz colesterol e triglicérides, melhora o condicionamento cardiovascular com melhora dos níveis de pressão arterial, além de melhorar os níveis de glicemia, no caso dos diabéticos.
Por fim, o tratamento farmacológico depende dos achados na investigação do Ataque Isquêmico Transitório e das doenças associadas. Cabe ao médico, junto ao paciente, desenvolver a melhor e mais eficaz estratégia no combate à recorrência do Ataque Isquêmico Transitório, evitando o Acidente Vascular Cerebral e suas conseqüências.

0 comentários: