Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Infarto Agudo do Miocárdio


Definição
É a morte das células de uma porção do músculo do coração em decorrência da formação de um coágulo (trombo) que interrompe, de forma súbita e intensa o fluxo de sangue no interior da artéria coronária, levando à morte celular.
Causa
A principal causa do infarto é a aterosclerose, processo no qual placas de gordura se desenvolvem, ao longo dos anos, no interior das artérias coronárias criando dificuldade à passagem do sangue.
Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas levando a formação do trombo e interrupção do fluxo sangüíneo.
Cada artéria coronária irriga uma região específica do coração. Sendo assim, a localização do infarto dependerá da artéria obstruída.
Mais raramente, o infarto pode ser causado por espasmo da artéria coronária (contração súbita da parede da artéria) interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior da coronária.
Diagnóstico
Os principais exames que, juntamente com a avaliação clínica, auxiliam no diagnóstico do infarto são:
Eletrocardiograma (ECG)
Exame de grande importância para o diagnóstico do infarto. Permite definir o tipo de infarto (com supra ou sem supra), a localização do infarto e o melhor tratamento.
Troponinas e CKMB
São substâncias liberadas pelas células lesadas do músculo cardíaco e detectadas no sangue. Confirmam o diagnóstico de infarto.

Sintomas
• Dor ou desconforto no peito que pode irradiar-se para as costas, mandíbula, braço esquerdo e, mais raramente, para o braço direito; A dor costuma ser intensa e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre tórax. Menos freqüentemente, a dor é localizada no abdome, podendo ser confundida com gastrite ou esofagite de refluxo.
• Falta de ar. Especialmente nos idosos, esse pode ser o principal sintoma do infarto.
• Outros sintomas incluem sudorese (suor em excesso), palidez e alteração dos batimentos cardíacos.

Nos diabéticos e nos idosos, o infarto pode ser “silencioso”, sem sintomas específicos. Por isso, deve-se estar atento a qualquer mal-estar súbito que apresentado por esses pacientes.

0 comentários: