Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 5 de dezembro de 2009

Sarcoma Vs Carcinoma

Todo médico gosta de dizer "Fulano apresenta um sarcoma em tal lugar...", ou "Temos de começar o tratamento para o seu carcinoma". O que eles não lembram, é que a maior parte da população não faz a menor idéia do significado dessas palavras, só sabem que é câncer e ponto. Vou explicar de forma simples qual é a diferença entre os dois:


O Sarcoma é um tumor maligno (para mais informações sobre tumores leia Tumor Vs Câncer), ou seja uma neoplasia maligna que tem origem no tecido conjuntivo "Hááá, e o que é o tecido conjuntivo?". O tecido conjuntivo é a camada de células que está por baixo da pele (tecido epitelial, outro dia eu faço um post explicando as diferenças entre os tecidos). Se o tumor for em um músculo, dizemos que é um "Miosarcoma", caso seja em um músculo liso então é um "Leiomiosarcoma", caso seja um músculo esquelético, chamamos de "Rabdomiosarcoma" e se for em um músculo cardíaco, então o indivíduo está fudido (Depois também faço um post explicando a diferença entre os tipos de músculos).




A principal diferença do sarcoma para o carcinoma, é a sua localização. O Carcinoma tem origem no tecido epitelial, ou seja: pele, mucosas ou glândulas. Por ser Neoplasia maligna, também pode causar metástase e trazer muita dor de cabeça. O carcinoma mais comum é o famoso Melanoma, também conhecido como Câncer de pele.

0 comentários: