Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Câncer de Mama


Definição
O câncer de mama é uma dos tipos mais comuns de tumores malignos em todo o mundo. Calcula-se que 1 em cada 9 mulheres americanas será vítima de câncer de mama ao longo da vida. A importância do câncer de mama aumenta muito quando se lembra que a doença está associada, erroneamente, à morte e a mutilação do corpo da mulher. Como veremos adiante, os resultados do tratamento moderno têm aumentado muito as chances de cura, enquanto que a cirurgia conservadora e a cirurgia plástica vêm corrigindo a potencial mutilação causada pela doença.
Causa
Desconhecemos as causas diretas da grande maioria dos casos de câncer de mama.
Ele não tem sido associado, de maneira importante, a agentes químicos como fumo, poluição ou produtos químicos em geral, se bem que em alguns casos possa haver alguma associação com estes fatores. É possível que uma dieta muito rica em gorduras, principalmente as de origem animal, favoreça também o aparecimento de tumores de mama.
Outros fatores que têm aumentado a probabilidade de uma mulher ter câncer de mama são: -. primeira menstruação precoce,
-. menopausa tardia (muitos anos sob estímulo hormonal),
-. primeiro parto após os 30 anos de idade
-. nuliparidade (nenhuma gravidez completada).
A amamentação abundante a vários filhos pode ter um pequeno papel protetor contra o câncer, mas essa proteção parece ser desprezível. Questiona-se ainda hoje o real risco do uso de reposição hormonal em mulheres após a menopausa, que parece ser pequeno.
A incidência maior de câncer de mama em membros de determinadas famílias é conhecida desde o século XIX. Entretanto, só na década de 90 é que foram encontrados dois genes diferentes, chamados de BRCA-1 e BRCA-2 (de BReast Câncer ou câncer de mama ) que, quando defeituosos, determinam alto risco de se contrair câncer de mama e de ovário. Esses genes defeituosos podem ser passados para filhos (homens ou mulheres), numa proporção de 50%, fazendo com que os portadores dessas mutações genéticas sejam muito susceptíveis ao câncer de mama e de ovário. Nessas famílias, os casos de câncer de mama ou ovário costumam aparecer precocemente, em geral antes dos 50 anos de idade.
Hoje já se dispõe de um exame de sangue que consegue detectar as mutações dos genes BRCA-1 e BRCA-2, mas que só deve ser feito em casos bem estudados, com uma história genética compatível e com a análise dos resultados revista por profissionais familiarizados com o estudo da genética. Acredita-se que os casos de origem genética não constituam mais de 6 a 8% dos casos de câncer de mama.

0 comentários: